Ergonomia
A aliança entre o ser humano e a tecnologiaErgonomia como princípio orientador
O design ergonomico das empilhadeiras e dos equipamentos de tecnologia de armazenamento tem na Linde Material Handling uma longa tradição. O desenvolvimento do acionamento hidrostático lançou sua base há mais de 50 anos. Esta tecnologia permite um controle preciso único e facilita o trabalho do operador. No âmbito dos requisitos dos operadores, surgiram, entretanto, inúmeras inovações que reduzem a carga sobre o condutor e garantem mais conforto e segurança. A ideia central da ergonomia marca definidamente o desenvolvimento na Linde muito para além dos equipamentos. Quer se trate de dispositivos de segurança, de software para a gestão de frotas ou de conceitos de serviço, todos eles estão orientados para a interação perfeita entre o ser humano e a tecnologia.
Proteção eficaz dos operadores
Operadores de empilhadeiras e equipamentos de tecnologia de armazenamento estão sujeitos às mais diversas vibrações mecânicas durante o dia de trabalho. O termo técnico neste contexto é “vibrações humanas”. Referimo-nos aqui às vibrações, impactos ou choques que surgem durante a operação. Mesmo quando as vibrações são praticamente impercetíveis, em conjunto, elas sobrecarregam consideravelmente os trabalhadores. Há mais de 20 anos que a Linde Material Handling trabalha, por isso, intensivamente na investigação e no desenvolvimento de tecnologias que protejam eficazmente os operadores deste tipo de influências. E com sucesso: os produtos da Linde não só ficam abaixo dos valores limite estipulados por lei, como os seus equipamentos têm também o melhor desempenho em testes independentes, em comparação com a concorrência.
Além do acionamento hidrostático que garante, entre outros, processos de aceleração e de frenagem especialmente suaves, o desacoplamento sistemático de cada um dos módulos protege o operador. O design ergonomico do posto de trabalho do operador é, neste sentido, a chave para uma operação segura, confortável e eficiente. Isto porque, estando o condutor sujeito a uma carga reduzida, o risco de acidentes e os tempos de ausência por doença diminuem e o desempenho aumenta.
Controle preciso e sensível
O controle por pedal duplo patenteado permite controlar as empilhadeiras Linde de forma extremamente sensível e precisa. A base técnica subjacente é o acionamento hidrostático (ligação para a inovação) através do qual a força é transferida diretamente para os motores nas rodas motrizes. O pedal direito destina-se à marcha para a frente e o pedal esquerdo à marcha-ré. O acionamento trabalha de forma contínua.
A aceleração máxima é regulada automaticamente. Assim que o operador retira os pés dos pedais, o equipamento para. Não é necessário qualquer freio. Porque ambos os pés do condutor estão em contacto permanente com os pedais, o operador recebe sempre uma resposta direta do movimento do equipamento, que se torna, por assim dizer, completamente natural.
O posto de trabalho perfeito
Nas empilhadeiras e equipamentos de tecnologia de armazenamento da Linde Material Handling, o ser humano e a tecnologia formam uma só unidade. Em todos os tipos de equipamento, todos os elementos de comando estão dispostos de forma que o utilizador lhes consiga aceder facilmente. Dependendo do modelo, o posto de trabalho do condutor está otimizado para a finalidade de utilização ou poderá ser adaptado para o efeito. Um exemplo disso são as novas transpaleterias de plataforma Linde T 20/T 25 SP. Graças à tecnologia e-Driver da Linde, estes podem ser controlados confortavelmente com uma só mão. O condutor permanece descontraído num ângulo de 45° no sentido de marcha e tem uma vista panorâmica ideal do trajeto e da carga.
Uma característica distintiva das empilhadeiras Linde é o posto de trabalho rotativo do operador. Este proporciona ao operador uma visibilidade perfeita também nas manobras de marcha-ré, sem que tenha de virar a cabeça ou as costas. O Linde Load Control garante ainda mais conforto de utilização. Através de duas alavancas de controle integradas num apoio de braço, o condutor consegue controlar, de forma simples e precisa, o sistema hidráulico de trabalho e o sistema hidráulico adicional da empilhadeira.
Conceção orientada para o utilizador como princípio orientador global
A conceção ergonomica dos equipamentos de movimentação de cargas e dos postos de trabalho do condutor permanecerá, também no futuro, um elemento central da filosofia Linde. Isto porque, da mesma forma que as interfaces de interação entre o ser humano e a máquina sofrem alterações devido à crescente digitalização, também a conceção de todo o ambiente de trabalho orientada para o utilizador vai assumindo um lugar central. As tarefas vão desde a conceção das interfaces de utilizador dos sistemas de assistência, passando pelos comandos e pelas soluções de software, até à implementação de tecnologia de informação móvel, que visam auxiliar os condutores e os gestores de frotas.