A Linde apresenta o seu novo sistema de câmaras Surround View
12 de set. de 2018
“Surround View” é o sistema de visão periférica lançado pela Linde Material Handling, que permite ao operador de empilhadores ter uma visão completa de tudo o que ocorre em volta do empilhador, permitindo-lhe não apenas evitar acidentes, mas também fazer o seu trabalho de forma mais segura e eficiente.
Se um peão se introduz no "ponto cego" de um empilhador, existe a possibilidade de ocorrer um acidente. Pode acontecer que o operador não se aperceba da pessoa antes que seja demasiado tarde, ou inclusivamente que não chegue a vê-la em nenhum momento. Segundo as Estatísticas de Acidentes de Trabalho Mortais, publicadas online pelo ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), em Portugal ocorreram 119 acidentes de trabalho mortais em 2017, dos quais 27 envolveram equipamentos industriais ou similares. Por isso, e como parte do seu compromisso com a segurança, a Linde Material Handling oferece atualmente um sistema de visão periférica para reduzir os riscos de acidente: Surround view. No sector automobilístico, numerosos fabricantes oferecem conhecidas soluções de sistemas de visão como a assistência ao estacionamento, baseadas em vídeo. Tais sistemas estão formados por várias câmaras e o software adequado de maneira que as imagens individuais resultantes se possam combinar para formar uma imagem geral. O computador de bordo coloca a imagem do contorno do equipamento dentro de um ecrã e mostra-o ao operador.O sistema “Surround View” lançado pela Linde vai um passo mais além: a imagem mostrada baseia-se em dados em direto das câmaras montadas em volta do empilhador, mas em vez de uma única imagem geral, o sistema gera um campo de visão dianteiro, outro traseiro e dois laterais. A grande vantagem desta solução é que as visões das câmaras se mostram 1:1 como um ecrã dividido no monitor do posto de trabalho do empilhador. Assim evita-se uma representação distorcida e, portanto, possivelmente não evidente das zonas sobrepostas da câmara produzida pelo simples sistema de “olho de pássaro”. Se existe alguém na zona sobreposta das duas câmaras, aparecerá nos dois campos de visão.
Manobrabilidade segura
Quando se conduz para a frente, mostram-se as quatro áreas de visão no ecrã por defeito. Durante a condução para trás, o ecrã muda para os campos de visão traseiro e laterais. Portanto, o operador de empilhador reconhece possíveis perigos de colisão com antecedência. Isto não só se aplica a peões em volta do empilhador: também se podem evitar danos a mercadorias, estantes e ao próprio empilhador graças à visão ampliada.
Mais visibilidade também significa maior produtividade. Os operadores podem trabalhar de forma mais eficaz, rápida e ergonómica. Por exemplo, durante o armazenamento, podem ver o que está a suceder à frente dos garfos, inclusivamente caso a carga obstrua a visibilidade. “Este novo equipamento opcional estará disponível, inicialmente, em todos os modelos de empilhadores contrapesados com uma capacidade de carga de quatro toneladas ou superior." afirma Frank Bergmann, Product Manager de Empilhadores contrapesados da Linde Material Handling. Especialmente em zonas de trabalho estreitas e durante as manobras, o sistema proporciona um benefício real, uma vez que como indica Bergmann: “Cada ângulo em volta do veículo entra dentro da visão do operador. E isto é especialmente importante para a segurança operacional em zonas onde o espaço é limitado ou onde é provável que pessoas e empilhadores cruzem as suas rotas.”
Deve-se destacar que o sistema “Surround View” é outra solução com a qual a Linde Material Handling pretende reduzir o número de acidentes durante a movimentação de mercadorias a zero, a médio prazo, seguindo a sua abordagem de segurança “Vision Zero. Safety in your world”.
O sistema de visão periférica Linde Surround View garante uma maior segurança em zonas de armazém estreitas e durante as manobras frequentes. As imagens da câmara são mostradas como um ecrã dividido. Quando se conduz para a frente, as quatro áreas de visualização são mostradas no ecrã de forma pré-determinada. Durante a marcha atrás, o ecrã muda para a parte posterior e para dois campos de visão laterais.