Safety Pilot da Linde
Para que o empilhador nunca capoteO passageiro inteligente para maior segurança
Os empilhadores contrapesados capotam muito raramente. No entanto, quando isso acontece, a vida do condutor corre perigo e os danos no equipamento e na carga são grandes. Normalmente, por detrás do incidente, está um erro do condutor. Para reduzir a “falha humana”, a Linde desenvolveu um sistema de assistência ao condutor único, definindo novos padrões em matéria de segurança. O Safety Pilot da Linde (LSP) funciona como um passageiro inteligente e está disponível em duas versões diferentes: LSP-Select e LSP-Active. Em ambos os casos, o condutor tem sempre sob controlo os parâmetros mais importantes através de um pequeno monitor. Se se atingir um estado de condução crítico, o monitor indica-o em cores de alerta e ouve-se um sinal de aviso. A versão Active do Safety Pilot da Linde intervém automaticamente nas funções de circulação e de elevação do empilhador.
Não confie apenas no seu instinto
Os acidentes com o capotamento de um empilhador contrapesado são perigosos – o condutor pode sofrer ferimentos graves e a carga pode ficar danificada. E, para o condutor, não é de todo fácil evitar o capotamento de um equipamento. Sobretudo nos casos em que se transportam mercadorias desconhecidas e de troca frequente. Para garantir a segurança de circulação, o condutor teria de conhecer exatamente e conseguir avaliar de forma precisa o peso da respetiva carga, a distância do centro de gravidade da carga e a altura de elevação pretendida. O que não é realista. Na prática, muitas vezes o que decide é o instinto. Tanto na versão Active como na versão Select, o LSP dispõe de vários sensores que medem, em diferentes locais do equipamento, dados como a altura de elevação, a inclinação do garfo e o peso da carga. Estes valores centrais são apresentados num monitor na cabina do condutor. O condutor já não tem de estimar o peso do material a transportar nem a altura de elevação atual. Ele tem, sim, com base nestes dados, a situação de perigo sempre sob controlo.
Segurança
Acidentes perigosos devido ao capotamento de empilhadores contrapesados tornam-se significativamente mais improváveis com o Safety Pilot da Linde.
Inovações para mais segurança
Peso da carga
Um sensor altamente sensível mede a pressão no sistema hidráulico do mastro. Juntamente com os valores conhecidos, como o diâmetro do cilindro e a transmissão das correntes de elevação, é possível determinar o peso atual da carga.
Altura de elevação
Aqui, é utilizado um codificador de comprimento do cabo especialmente desenvolvido, que está integrado no mastro.
Ângulo de inclinação
Os sensores correspondentes estão integrados de série em todos os empilhadores contrapesados da Linde.
Binário de carga (apenas LSP-Active)
No eixo traseiro encontra-se uma nova célula de medição que permite calcular o binário de carga ou a distância do centro de gravidade da carga em relação ao eixo dianteiro.
O monitor LSP apresenta três versões
- Área de trabalho segura: não existem quaisquer restrições.
- Área limite: o indicador acende a cor de laranja – o limite da capacidade de carga está quase alcançado. O LSP-Active reduz a velocidade de elevação-inclinação.
- Área crítica: o indicador acende a vermelho – o indicador de capacidade de carga foi definitivamente alcançado. Adicionalmente, ouve-se um som de alerta. O LSP-Active ajusta as funções do equipamento.
Intervir ativamente na circulação
O LSP-Active apoia ainda o condutor com um sistema de assistência ativo: se este estiver a levantar uma carga pesada próxima do limite com o empilhador contrapesado, o sistema gera sinais óticos e acústicos e desacelera o movimento de elevação ou de inclinação. Se o condutor não reagir, a movimento de elevação do equipamento é interrompido por completo. O processo é semelhante durante a circulação. Se o condutor acelerar excessivamente o empilhador, travar bruscamente ou circular a grandes velocidades em curvas, o LSP-Active influencia a função de marcha. O sistema compensa os erros de condução e evita acidentes por tombo.
Trabalhar de forma mais rápida e segura com as funções de conforto
Adicionalmente, as versões Select e Active dispõem de inúmeras funções de conforto: desde a pré-seleção da altura de elevação através de uma balança de carga integrada até à pré-configuração de limites de velocidade. Os processos operacionais tornam-se, assim, mais seguros e, consequentemente, mais produtivos. Desta forma, o condutor pode definir, por exemplo, antes de iniciar a marcha, a que altura a mercadoria deve ser elevada. Ele não terá de proceder a qualquer reajuste durante o controlo, poupando tempo. A balança de carga integrada pesa a mercadoria em apenas alguns segundos e contém, além disso, uma função de adição. Desta forma, o condutor consegue, por exemplo, detetar rapidamente se a carga máxima de um camião já foi atingida. Para excluir danos e acidentes logo numa fase inicial, existe uma limitação da altura de elevação e da descida ajustáveis (proteção contra o desgaste dos garfos). Tetos de pavilhões mais baixos ou pisos desnivelados deixam, assim, de representar qualquer perigo.
Comparação do LSP-Select e do LSP-Active
Indicação no monitor
LSP-Select
- Carga, altura de elevação, ângulo de inclinação, velocidade, ângulo de direção, sentido de marcha pré-selecionado (2 pedais/1 pedal), temperaturas do acionamento de marcha
LSP-Active
- Carga, altura de elevação, ângulo de inclinação, velocidade, ângulo de direção, sentido de marcha pré-selecionado (2 pedais/1 pedal), temperaturas do acionamento de marcha
- Indicação adicional da altura de elevação máxima admitida no momento, distância do centro de gravidade da carga, ângulo de inclinação máximo admissível no momento.
Intervenção ativa
LSP-Select
- Impossível
LSP-Active
- Em função da altura de elevação, do ângulo de inclinação e da velocidade de marcha (dependendo das situações de condução ou de carga, etc.)
Funções de conforto
LSP-Select
- Pré-seleção da altura de elevação, pré-seleção do ângulo de inclinação, limitação da elevação, limitação da descida (proteção contra o desgaste dos garfos), balança de carga (com função de tara), adição de carga, regulação dinâmica da condução, indicação do consumo de energia, limite de velocidade.
LSP-Active
- Pré-seleção da altura de elevação, pré-seleção do ângulo de inclinação, limitação da elevação, limitação da descida (proteção contra o desgaste dos garfos), balança de carga (com função de tara), adição de carga, regulação dinâmica da condução, indicação do consumo de energia, limite de velocidade.
Como é que ocorre um capotamento?
1. O condutor coloca a carga no empilhador.
2. O condutor circula com a carga levantada.
3. Se o condutor travar com a carga levantada, o empilhador começa a capotar.
4. O equipamento capota.
Os empilhadores da Linde são conhecidos pela sua segurança. A maior parte dos acidentes resulta de erros do condutor – no entanto, a falta de concentração em situações de stress nem sempre pode ser evitada. Por isso, desenvolvemos o Safety Pilot da Linde.