O connect:charger da Linde Material Handling
A sua gestão de carregamento inteligenteUma gestão de carregamento eficiente é atualmente mais importante do que nunca. Nos armazéns modernos, a grande maioria das mercadorias é transportada por equipamentos de movimentação de cargas com acionamento elétrico. A capacidade máxima uniforme e a operacionalidade permanente de todos os equipamentos são um critério importante para garantir um fluxo de materiais sem problemas. A disponibilidade dos equipamentos elétricos é determinada, principalmente, pelos processos de carregamento.
No entanto, o carregamento simultâneo de vários equipamentos pode causar picos de carga indesejados, que resultam em elevados custos energéticos. Com o connect:charger, a Linde oferece uma gestão de carregamento que interliga vários carregadores através de uma unidade de comando central e coordena os processos de carregamento. Isto proporciona uma visão clara e transparente do consumo de energia dos seus equipamentos e ajuda-o a reduzir custos de forma eficaz.
Evitar picos de carga com a gestão de carregamento
Normalmente, a maior parte de uma frota de equipamentos elétricos está simultaneamente ligada aos carregadores, por exemplo, no fim do turno ou durante as pausas. Se tal resultar em picos de carga imprevistos no consumo de energia, poderão verificar-se, no pior dos casos, custos energéticos elevados. Nas empresas com elevada necessidade de energia elétrica, muitos fornecedores de energia medem continuamente a alimentação elétrica com um contador de eletricidade. Se a quantidade máxima acordada for excedida uma única vez devido a um pico de carga, os custos com os fornecedores de energia podem aumentar permanentemente. De modo a evitar o aumento de custos de forma confiável, é necessária uma gestão de carregamento eficiente.
A solução perfeita para uma gestão de carregamento eficiente
O connect:charger é uma solução inovadora que consiste em hardware e software. Poderá dispor sempre de uma visão geral completa do consumo de energia dos seus equipamentos e controlar a gestão de carregamento da sua frota, de modo a evitar picos de carga desnecessários. É assim que funciona:
- Determinar os dados de carregamento: Os carregadores dos equipamentos estão equipados com uma unidade de hardware. Quando um equipamento está ligado à estação de carregamento, a unidade registra o comportamento de carregamento dos carregadores ligados e envia os dados para o software através da rede local.
- Analisar o consumo de energia: Os dados transmitidos são processados pelo software e apresentados ao utilizador de forma simples e bem estruturada num painel de instrumentos. Assim, é possível ver num relance quando e quanta potência foi utilizada durante o dia e quando é que cada carregador esteve ativo.
- Evitar picos de carga: O chamado Load-Balancing é uma forma simples e fácil de evitar picos de energia. Através do software, os utilizadores definem o período de tempo e os valores máximos para a potência utilizada. Os carregadores são agora controlados de forma a não excederem certas potências de carregamento em determinados momentos. Consequentemente, carregam automaticamente as baterias ligadas com a potência adequada.
Carregamento direcionado para uma disponibilidade máxima
A disponibilidade dos equipamentos é um fator decisivo para assegurar uma capacidade otimizada da frota. A disponibilidade dos equipamentos individuais é influenciada, essencialmente, pela duração dos processos de carregamento. Com a ajuda do connect:charger, as velocidades de carregamento de determinados equipamentos podem ser priorizadas de forma direcionada. Desta forma, é possível assegurar que os equipamentos certos estão sempre disponíveis para as tarefas necessárias.
As bases fundamentais para uma gestão de carregamento econômica
Hardware
O componente de hardware do connect:charger é instalado no espaço de carregamento e recolhe dados sobre o consumo de energia e o comportamento de carregamento dos carregadores ligados. Estas informações são transferidas para o software e apresentadas num painel de instrumentos. Estão disponíveis duas opções de instalação do hardware: ligação sem fios ou ligação através de uma ligação por cabo. É possível ligar até doze carregadores à unidade de comando central através da ligação radioelétrica. É possível ligar até 50 carregadores através da ligação por cabo.
Software de gestão
Para além de apresentar os dados de carregamento, o software também controla os carregadores: O Load-Balancing permite que o comportamento de carregamento e a utilização de energia da frota de equipamentos sejam documentados de forma transparente e controlados de forma direcionada. Desta forma, é possível evitar custos desnecessários e tornar a sua gestão de carregamento o mais eficiente possível. O ajuste destes limites de carregamento requer apenas alguns cliques e é tão simples que é possível ajustá-los a qualquer momento sem a ajuda de um técnico de assistência.