Barcelona Cartonboard
Soluções personalizadas para a indústria do papelBarcelona, três horas da tarde, 35 graus na sombra. As vespas zumbem ao redor dos feixes de cartões para embalagens de comprimidos, feitas de material composto. O que parece um cenário de pop-art é, na verdade, o armazém de matéria-prima de uma das maiores fabricantes de papelão de Espanha, a Barcelona Cartonboard. A empresa fundada em 1967 produz anualmente cerca de 170 000 toneladas de cartão para embalagens. Por sua vez, está é uma matéria-prima essencial para caixas e embalagens exteriores de inúmeros produtos. O armazém no exterior da fábrica alimenta uma instalação de reciclagem, onde os cartões para embalagens são divididos nos seus componentes individuais, essencialmente plástico, alumínio e papel. O alumínio e o plástico não são necessários na fábrica, pelo que podem ser vendidos. Com uma proporção de cerca de 75%, o papel é a principal matéria-prima para a Barcelona Cartonboard. Para que seja possível recuperar as longas fibras deste material reciclável, é necessária uma instalação especial para o reprocessamento de produtos de papel revestidos resistentes a humidade. Para o carregamento da instalação, em 358 dias por ano, são utilizados ininterruptamente empilhadeiras a diesel com pinças para rolos de papel.
Da “pasta” a rolos de papel de 25 toneladas
Depois de separados os materiais, a partir do papel é produzida em grandes cubas uma polpa de celulose, chamada de “pasta”. Esta é transformada em papelão numa máquina de 45 metros de comprimento. No final desta linha de produção resultam rolos de papel – “bobinas” – com 25 toneladas, 4 metros de largura e 20 000 metros de comprimento. Gigantes que, consoante o pedido do cliente, são cortados em rolos menores por outras máquinas. Estes ainda possuem um tamanho considerável, com diâmetros de 1 metro ou mais. Para a movimentação dos rolos são novamente necessários empilhadeiras robustas com pinças de aperto de rolos.
Os nossos processos de logística baseiam-se na reciclagem.
Ramón García López, Diretor de Armazéns e Disposição
“Os nossos processos de logística baseiam-se na reciclagem”, disse Ramón García López, Diretor de Armazéns e Disposição na Barcelona Cartonboard. “Não nos limitamos a separar as matérias-primas contidas nas caixas de cartão para bebidas e a conduzi-las para a reciclagem. Também, o vapor que é produzido durante a produção do papelão flui de volta para a produção em si, na forma de eletricidade, através de uma instalação de cogeração. O que excede as nossas necessidades é também fornecido à rede de energia pública.”
No armazém da Barcelona Cartonboard isso não é visível. Aqui são armazenados os grossos rolos de papel ou papéis já cortados, em paletes, formando altas torres. As encomendas vêm de toda a parte do mundo. Segundo García López, as aquisições são para finalidades “totalmente diferentes”. De qualquer forma, as três variantes, Triple Gris, Triple Madera e Triple Blanco são adequadas para inúmeros tipos de embalagem nas indústrias de produtos alimentares, têxteis ou farmacêutica.
Até o processo de fabricação de papel em si, todo o material é transportado com empilhadeiras: a descarga após a entrega e o fornecimento da matéria-prima na instalação de reciclagem, o transporte dentro do armazém e carregamento para a expedição. “Na indústria de papel”, diz o Chefe de produção Narcís Clotas, “as empilhadeiras trabalham sob condições muito difíceis. O ar é muito poluído com poeira fibrosa, os filtros das empilhadeiras entopem com frequência. Para trabalhar, precisamos de máquinas robustas. É preciso lembrar que os processos são executados ininterruptamente durante 358 dias por ano; se as máquinas falham, o processo não funciona.”
Simplesmente sem se cansar…
No entanto, no sul da Europa, em Espanha, há um desafio adicional: nos armazéns prevalecem apenas altas temperaturas, de abril a novembro. Por isso, todos as empilhadeiras estão equipadas com cabine integral e ar condicionado. “O facto de as empilhadeiras Linde estarem equipadas com ar condicionado, significa, na nossa área, um aumento de produtividade e uma redução da fadiga nos nossos operadores”, afirma García López. Isto é também confirmado pelo operador de empilhadeiras Javier Payá: “Graças ao ar condicionado, no verão, não ficamos cansados tão rápido e no inverno não congelamos de frio. As empilhadeiras são realmente muito confortáveis.” Para García López, o mais importante é que os seus processos de logística funcionam ininterruptamente sem problemas, tanto no verão como no inverno. A sua frota de equipamentos Linde está adaptada com precisão para estes requisitos. “Sempre que precisávamos de uma empilhadeira com características diferentes, descobríamos algo na Linde.”
A frota da Linde na Barcelona Cartonboard
- Equipamento: 13 empilhadeiras a diesel (1,4-12 toneladas de capacidade de carga) com pinças de rolos
- Funções de segurança: filtro de partículas integrado, separador de ciclone, microfiltro no sistema hidráulico, sistema de alerta visual da via de circulação BlueSpot, cintos de segurança, cabina integral com ar condicionado e aquecimento
- Utilização: ao ar livre com pinças laterais para alimentação da instalação de reciclagem, na área de armazenamento com pinças de rolos para o transporte de bobinas que pesam toneladas e para empilhamento e carregamento de paletes para os caminhões
- Assistência técnica: 1 técnico da Linde trabalha a tempo inteiro na fábrica. Ele garante que a frota esteja sempre pronta a utilizar ao máximo, coordenando também a utilização das empilhadeiras de locação
- Particularidade: complemento temporário da frota existente pela Linde Rental Solutions: nas horas de muito movimento de encomendas, antes ou depois do fim de semana, feriados ou períodos de férias. Ou para a formação de novos funcionários