Egger Holzwerkstoffe Wismar
Safety FirstOs números são impressionantes: A Egger processa cerca de um milhão de metros cúbicos de madeira por ano em Wismar em placas HDF, MDF e OSB, bem como pisos laminados, numa área de 126 campos de futebol. Na logística, o especialista em materiais à base de madeira tem utilizado empilhadeiras com Linde Safety Pilot desde fevereiro.
Wismar em Mecklenburg-Vorpommern. A primeira vista é bastante contemplativa aqui na histórica cidade hanseática a meio caminho entre Lübeck e Rostock. Turistas e moradores locais caminham confortavelmente através da Cidade Velha do Património Mundial e apreciam o estilo do mercado histórico, que está alinhado com imponentes edifícios de tijolos rústicos e casas clássicas com telhados triangulares. É difícil acreditar que apenas a poucos kilômetros de distância para o norte fica um dos maiores e mais modernos centros de processamento de madeira da Europa.
Na Baía de Wismar, diretamente no Mar Báltico, há uma grande agitação 24 horas por dia. Isso é sobretudo devido a uma empresa que, desde a sua criação em 1999, tornou-se um dos maiores empregadores da região: Egger Holzwerkstoffe Wismar GmbH e Co. KG. Pertence ao grupo de atuação internacional Egger. Fundada em 1961 por Fritz Egger em St. Johann, no Tirol, a empresa familiar é hoje um dos principais produtores mundiais de madeira com 17 filiais em sete países europeus – da França à Rússia, da Grã-Bretanha à Turquia.
De volta ao Mar Báltico e à Egger em Wismar: A jornada da matéria-prima ao produto acabado não leva mais de oito horas nas linhas de produção mais modernas – desde o descasque e a trituração, passando pela compressão das aparas de madeira sob 150 bar de pressão, até ao corte e ao embalamento.
Da região para o mundo
“A localização muito perto do porto é ideal para nós”, diz Jan Menninghaus, Diretor de Logística de Produção e Expedição, enquanto concentra a sua atenção na extensa área. “A partir daí, enviamos os nossos produtos para clientes em mais de 90 países. O material para isso vem inteiramente da silvicultura sustentável; grande parte vem da região, num raio de no máximo 200 quilômetros”, acrescenta Menninghaus. O recurso natural será fornecido por 85 caminhões que atravessam diariamente os portões da fábrica Egger em Wismar.
Além disso, o especialista em madeira obtém as aparas de madeira e a serradura, necessárias para a produção, diretamente de uma oficina de serração vizinha, por meio de tubulação. “Em suma, uma grande quantidade de madeira”, brinca Menninghaus. “E como produzimos 24 horas por dia em três turnos, precisamos de uma logística 100% confiável.” Para isso, desde fevereiro de 2016, também têm contribuído decisivamente cinco novos empilhadeiras Linde – incluindo quatro empilhadeiras elétricas do modelo E 35 HL. “Utilizamos os equipamentos para o fornecimento e a eliminação da produção e como empilhadeiras de saída. Isto significa que as empilhadeiras levantam, por exemplo, paletes de produtos acabados, como piso laminado, para fora da estante e entregam-nos aos pontos de carga dos caminhões. A partir daí, o quinto equipamento do grupo, uma empilhadeira a diesel Linde H 50 com uma capacidade de carga de cinco toneladas, assumirá o trabalho remanescente, ou seja, o carregamento dos caminhões.”
Convincentemente seguro
Os fatores decisivos para a aquisição dos equipamentos Linde – além de fatores como confiabilidade e capacidade de movimentação – foram o feedback concreto dos operadores de empilhadeiras. “Nós realizamos um teste detalhado com quatro fabricantes diferentes. O vencedor foi claramente a Linde, em parte porque os nossos colaboradores eram simplesmente os melhores em lidar com os equipamentos.” Marco Bandow, administrador do armazém de estante alta da Egger, apenas pode confirmar isso:
Visão geral superior, assento superconfortável e quase sem ruídos de operação – funciona assim tão bem.
Outra caraterística que atraiu os profissionais de logística da Egger: o Linde Safety Pilot. “O sistema de assistência estava a bordo do nosso equipamento de teste; foi capaz de nos convencer imediatamente, por isso solicitamos logo em todos os novas empilhadeiras da Linde”, diz o Diretor de Logística Jan Menninghaus. “Afinal, até mesmo a menor negligência ao carregar os nossos painéis de madeira e pisos laminados pode levar a situações colaterais. E como, por exemplo, produzimos as placas HDF com uma ampla variedade de pontos fortes, o peso das europaletes também varia muito.” Até agora, os operadores da Egger tinham que pesar o centro de gravidade e o peso da carga num curto período de tempo e muitas vezes decidiam, por impulso, o que a empilhadeira ainda podia transportar e a que altura de elevação ainda poderia levantar. “Basicamente, isso correspondia a uma equação com três incógnitas – e isso em quase todas as viagens”, diz Menninghaus. “Havia sempre um risco residual, mesmo que se tivesse anos de experiência”, confirma o operador Marco Bandow.
Valor agregado em segurança
O Linde Safety Pilot agora fornece ajuda na Egger. O sistema fornece aos operadores todas as informações de que precisam para transportar a carga com segurança. “Assim que tiro uma palete da estante com o minha empilhadeira para trazê-la para o respectivo ponto de carga, posso contar com o Safety Pilot. Ele mostra-me o ângulo de inclinação, o peso atual no garfo, a altura de elevação atual e máxima”, relata Marco Bandow com base na sua experiência diária.
Graças ao indicador de carga, até mesmo o armazenamento e desarmazenamento a alturas elevadas deixou de ser um problema.
No caso de ser realmente crítico, o Linde Safety Pilot regula automaticamente o equipamento – ou seja: o operador não pode mais levantar a carga, mas apenas baixá-la e deslocar-se a uma velocidade de marcha. Desta forma, a solução Linde não só aumenta a segurança dos colaboradores, mas também protege de forma confiável os produtos contra danos. Aliás, a questão da segurança no trabalho na Egger em Wismar tem da maior prioridade, não só no que diz respeito à tecnologia: Nomeadamente, a empresa conta com os seus próprios responsáveis pela segurança, que instruem regularmente os operadores de empilhadeiras em questões de segurança no trabalho.
Parceiro forte
Uma coisa é certa – isso também se aplica na Egger no campo da assistência. “Se houver um problema, os especialistas do nosso parceiro contratado FSN Fördertechnik estão imediatamente no local”, relata o Diretor de Logística de Produção e Expedição.
Para garantir que a logística não sai do ritmo, mesmo no caso de manutenção ou falha, a FSN pode enviar um técnico para a filial da Egger em Wismar no mesmo dia. “Esta proximidade regional foi extremamente importante para nós ao optar pela Linde. Estamos ainda mais satisfeitos por ter trazido para a empresa um “especialista em segurança” adicional com o Linde Safety Pilot”, diz Menninghaus com um sorriso.
Sobre a Egger
Fundado em 1961, o Grupo Egger é hoje uma das principais empresas mundiais no setor da produção de materiais à base de madeira. Desde 1999, cerca de 800 colaboradores na filial de Wismar têm produzido painéis MDF e HDF, bem como placas OSB e pisos laminados. A frota de empilhadeiras no local inclui quatro empilhadeiras elétricas Linde E 35 HL e uma empilhadeira a diesel Linde H 50.